Antecedentes

Imprimir
PDF

 

O Partido Humanista é um organismo que faz parte do Movimento Humanista, que surgiu em 4 de maio de 1969, com uma exposição pública de seu fundador, Silo, conhecida como “A Cura do Sofrimento”, em uma paragem da Cordilheira dos Andes chamada Punta de Vacas, perto da fronteira entre Argentina e Chile.

O Movimento Humanista se baseia na corrente de pensamento conhecida como Novo Humanismo ou Humanismo Universalista, que se encontra exposta na obra de Silo e na de diversos autores que nela se inspiraram.

Esse pensamento, que implica também um sentimento e uma forma de viver, expressa-se em diversos campos do quefazer humano, dando origem a diversos organismos e frentes de ação. Todos eles se aplicam em seus campos específicos de atividade com um objetivo comum: humanizar a Terra, contribuindo, assim, para aumentar a liberdade e a felicidade dos seres humanos. Assim, têm em comum a metodologia da Não-violência Ativa e a proposta de mudança pessoal em função da transformação social.

Outros organismos também surgidos do Movimento Humanista são: A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, a Convergência das Culturas, Mundo sem Guerras e sem Violência e o Centro Mundial de Estudos Humanistas.

O Partido Humanista Internacional foi criado em meados de 1984, a partir da Secretaria de Assuntos Sociais de A Comunidade para o Desenvolvimento Humano e realizou seu primeiro Congresso Internacional em Florença, em 1989.

Já o Partido Humanista do Brasil foi registrado em Brasília em Outubro de 2005 e agora está em fase de formação de novas equipes de base em todo o país.

Últimas Atividades

Por favor, torne o diretório de cache editável

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável